Instalação de Split

Post Reply
sergio
Posts: 11
Joined: Mon May 07, 2012 1:06 pm

Instalação de Split

Post by sergio »

Prezados colegas, quando o cliente compra um Split e quer que um instalador independente instale o aparelho, ele tem "quase" uma ameaça do serviço autorizado dizendo se ele instalar com um técnico que não seja do serviço autorizado ele perde a garantia caso o aparelho apresente um problema depois de instalado por um técnico independente.

Perco serviço com isso, gostaria da opinião dos colegas e do professor em relação a esse assunto.
Um abraço a todos.
Leonardo Alves
Site Admin
Posts: 34
Joined: Sun Oct 02, 2011 9:21 pm

Re: Instalação de Split

Post by Leonardo Alves »

Boa Tarde Sr. Sergio,

Isso depende de cada loja, eles fazem isso, pois infelizmente no mercado há muitos "penduradores de split", pessoas que acham que sabem instalar por que viram alguém instalando e/ou já fizeram alguma instalação e já deu certo. Porém muitas dessas pessoas nunca fizeram um curso para se qualificar e não fazem a instalação da maneira correta. A instalação feita de maneira errada ou sem os devidos procedimento reduzem a vida útil do equipamento e as vezes causam defeitos imediatos e o cliente volta na loja para trocar um equipamento que foi vendido bom, mas o instalador danificou o mesmo. Por isso muitos lojistas optão por usar essa estratégia para reduzirem o prejuízo com a garantia, lembrado que a garantia mínima é de 3 meses pela lei, o lojista não retira a garantia do produto, ele só a reduz muitas vezes de 3 anos para 3 meses nessa situação. Lembro também que se o equipamento mesmo dentro da garantia apresentar problema devido a instalação o cliente pode perder a garantia por instalação mal feita.

Outra situação que ocorre é quando a loja vende e instala o split, muitas vezes eles fazem isso para vender a instalação junto com o equipamento.

Aconselho o senhor pesquisar as lojas de refrigeração que não fazem isso e sempre que algum clinte seu pedir uma instalação o senhor indica ela.


Abraço.
Abraço,
Leonardo Alves
Post Reply